Deixa eu te contar...

A iniciativa CRT e seu grupo é fruto da união de pesquisadores latino-americanos com foco na melhora da qualidade científica, a partir do projeto de tese de doutorado do pesquisador e idealizador do grupo CRT, Breno Augusto Bormann de Souza Filho, iniciado no ano de 2018, na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), no Rio de Janeiro, Brasil. A pesquisa de doutorado foi defendida em 2021 e teve como objetivo apresentar uma proposta teórico-metodológica para elaboração, utilização e relato, em profundidade, da fundamentação teórica adotada nas pesquisas científicas em Saúde Pública, tomando como base a Teoria dos Pressupostos da Qualidade Científica.

Para tanto, em nosso site, serão apresentadas as reflexões sobre a concepção teórica desenvolvida como fundamentação para o projeto de tese e que permanece como norteadora do grupo CRT, a Teoria dos Pressupostos da Qualidade Científica, segundo a qual o fazer científico é caracterizado como a interpretação do conhecimento adquirido através da combinação entre Teoria, Metodologia e Relato, em relação a determinado tempo, pessoa e lugar. Tal concepção exige que esses três aspectos, considerados como pilares do conhecimento científico, sejam desenvolvidos e relatados sem que se estabeleçam relações hierárquicas e sobreposição de importância entre si. 

O grupo CRT visa a investigação, aprimoramento e fortalecimento da fundamentação teórica dos estudos, através do desenvolvimento de pesquisas e instrumentos que auxiliem pesquisadores na compreensão sobre a importância da fundamentação teórica nas pesquisas e publicações. Para isso, estamos em constante processo de desenvolvimento de caminhos teórico-metodológicos com vistas ao aprimoramento do processo de elaboração, utilização e relato da fundamentação teórica de forma transparente e aprofundada, com ênfase nos Modelos Teóricos, Quadros Conceituais e Teorias Científicas.

O primeiro produto do grupo CRT, foi a investigação acerca do uso e nível de profundidade de teorias e/ou modelos teóricos nas pesquisas publicadas em periódicos brasileiros e sua relação com a qualidade metodológica e de relato, a fim de validar a concepção teórica dos pressupostos para a qualidade científica, desenvolvida pelo grupo CRT. A partir desse estudo, foi possível identificar fragilidades relacionadas à utilização e explicitação da fundamentação teórica em estudos epidemiológicos, bem como permitiu evidenciarmos, de forma empírica, a interrelação entre Teoria, Metodologia e Relato (Reservamos o ineditismo de divulgação científica ao periódico no qual o estudo foi submetido e aceito, após publicação no mesmo, realizaremos sua divulgação em nosso site).

Após a realização desta investigação inicial, uma das hipóteses suscitadas foi que a fragilidade teórica observada nos estudos poderia estar relacionada a falta de manuais que orientassem pesquisadores a como desenvolverem Modelos Teóricos para suas pesquisas, bem como, à falta de diretrizes específicas para o relato teórico dos estudos.

Desse modo, o grupo CRT se debruçou ao desenvolvimento de instrumentos que objetivavam auxiliar pesquisadores tanto no processo de elaboração e utilização da fundamentação teórica, quanto de seu relato teórico em profundidade nos estudos epidemiológicos. Além de auxiliar revisores e editores na observância e avaliação sobre a importância à fundamentação teórica de qualidade serem adotadas nas pesquisas científicas.

Assim, a segunda iniciativa do grupo CRT foi o desenvolvimento e apresentação, à comunidade científica, de uma proposta teórico-metodológica para construção de modelos teóricos. Trata-se de um passo-a-passo para o desenvolvimento de modelos teóricos para pesquisa em Saúde Pública conformando o que consideramos como um caminho plausível e coerente para a elaboração significativa do modelo teórico, superando assim, o processo mecanicista de elaboração e utilização de modelos teóricos, comumente observado nos grupos de pesquisas.

Nessa mesma linha, outro produto do grupo CRT foi a elaboração e apresentação de um checklist voltado para o relato teórico de estudos epidemiológicos, o CRT-EE, cujo objetivo é auxiliar pesquisadores a relatarem a fundamentação teórica de suas pesquisas de forma transparente e aprofundada, potencializando a qualidade científica. O instrumento CRT-EE apresenta uma lista de 15 itens a serem considerados ao relatar a fundamentação teórica nos estudos, onde indicamos locais em que informações adicionais são desejáveis para melhorar a transparência desse processo. Os itens são apresentados numericamente de acordo com as seções: título; resumo; introdução; metodologia; resultados; discussão; e conclusão. Além disso, foi incluída uma coluna para marcação das respostas sobre a inclusão ou não da informação solicitada de forma dicotômica (sim ou não) referente a cada item no artigo. Outrossim, explicamos cada item do CRT-EE, bem como são disponibilizados em seu artigo de elaboração e explicação, exemplos publicados do que consideramos bons relatos para cada item do instrumento. Realizamos também, publicação que aborda a importância do conhecimento e adoção do instrumento CRT-EE por parte da comunidade científica, através do convite para conhecer o Checklist para Relato Teórico em Estudos Epidemiológicos (CRT-EE).

Em seguida, o grupo CRT desenvolveu um estudo que utilizou o instrumento CRT-EE, onde avaliamos artigos publicados em periódicos brasileiros. Esse estudo teve como principal objetivo testar a utilização do CRT-EE e verificar o cenário do relato teórico dessa amostra de estudos com base na avaliação de cada item do CRT-EE. Evidenciamos que o CRT-EE pode ser uma opção viável a ser utilizada como guia no processo de desenvolvimento, relato e avaliação da fundamentação teórica nas pesquisas científicas (Reservamos ineditismo ao periódico no qual o estudo foi submetido, após publicação, realizaremos sua divulgação em nosso site).

Outrossim, o instrumento CRT-EE foi devidamente registrado na Rede EQUATOR, considerada a principal iniciativa internacional para a disseminação e recomendação de diretrizes para relatos

Além disso, o grupo CRT desenvolveu um artigo com recomendações para autores, revisores e editores de periódicos científicos sobre a importância do relato teórico aprofundado e transparente nos estudos científicos.

Além desses produtos técnicos-científicos desenvolvidos e apresentados, o grupo CRT segue a todo vapor no desenvolvimento de novas pesquisas para o aprimoramento da concepção teórica e instrumentais para melhora da qualidade científica.  

O grupo CRT defende e apresenta aos leitores a importância da fundamentação teórica para o processo de desenvolvimento das pesquisas científicas. A escolha ou criação da teoria ou modelo teórico, por sua vez, pode ser influenciada por diversos estímulos, bem como para sua utilização e relato na condução dos estudos e publicações.

Espera-se, portanto, que este site e as propostas teórico-metodológicas desenvolvidas pelo grupo CRT auxiliem na ampliação do raciocínio técnico-científico de pesquisadores, revisores e editores de periódicos, sobre possíveis limitações e impactos que a fundamentação teórica, ou sua ausência, pode gerar em uma pesquisa e na ciência como um todo.

Bem-vindos ao nosso mundo!

Estamos em busca de novas parcerias de pesquisa!

Caso tenha interesse, entre em contato conosco (contact@crt-statement.org).

Faça parte dessa comunidade e seja mais um(a) em fortalecer a importância da fundamentação teórica nas pesquisas científicas!